Reagindo à nova política cubana do Conselho da UE .José RIBEIRO E CASTRO

Delegação do CDS/Partido Popular no Parlamento Europeu

“Se não houver progressos reais em Cuba nos próximos meses, a decisão do Conselho envergonha a União Europeia” – critica Ribeiro e Castro

“Por uma vez, estou de acordo com Fidel Castro nesta matéria: a posição manifestada pelo Conselho é de hipocrisia” – comentou Ribeiro e Castro o levantamento das chamadas “sanções” relativamente a Cuba agora decidida pelo Conselho da UE.

O deputado do PPE lamentou que “a decisão corra o risco de desmoralizar os sectores cubanos que acreditam na democracia e trabalham pela liberdade” e acrescentou que “a decisão do Conselho mostra ainda uma total falta de respeito pelo Parlamento Europeu: o Parlamento vota em sentido diferente, o Conselho não se importa; Oswaldo Payá tem sido impedido de corresponder aos convites do Parlamento, o Conselho não se importa; as Damas de Blanco ainda não puderam receber o Prémio Sakharov 2005, o Conselho não se importa”. E concluiu: “Em matéria de política quanto a Cuba, dificilmente o Conselho podia ter dado um golpe mais mortal no prestígio, credibilidade e coesão das instituições europeias.”

Ribeiro e Castro apontou também “a desastrada incompetência diplomática que parece ter rodeado esta decisão, com tantos desacertos ao longo de uma semana, saltando-se de reunião em reunião e indo numa direcção que até a ditadura cubana e Fidel Castro aparecem a criticar, cobrindo o Conselho de ridículo”.

“Dá ideia que havia uma qualquer agenda secreta a cumprir a todo o custo, pois nem sequer se realizou a reunião preparatória com uma delegação cubana de alto nível, para que apontava expressamente a decisão tomada há um ano pelo mesmo Conselho” – acrescentou o eurodeputado democrata-cristão.

Reafirmando que no Parlamento Europeu continuará a agir-se “claramente do lado dos democratas e não dos ditadores”, José Ribeiro e Castro apoiou “as críticas e a indignação generalizadas dos sectores democráticos em Cuba, quer no interior, quer nas comunidades de exilados” e denunciou “novos actos de repressão por parte da ditadura, nestes últimos dias”, apontando para que “a responsabilidade da União Europeia aumentou enormemente, nos termos textuais da decisão tomada”.

“Daqui por um ano – comentou – cá estaremos para ver se o acesso das organizações humanitárias às prisões já pôde fazer-se, se todos os presos políticos foram incondicionalmente libertados, se o acesso livre à Internet e a liberdade de expressão foram estabelecidos, se Oswaldo Payá pôde vir falar connosco sem mais problemas, se as Damas de Blanco vieram finalmente receber o prémio europeu que lhes atribuímos.” E rematou: “Se não houver progressos reais em Cuba nos próximos meses, a decisão do Conselho envergonha a União Europeia”

Para mais informações:

Gabinete do Deputado José RIBEIRO E CASTRO

Email: [email protected]

Tel.: +32 (2) 2847783

Fax: +32 (2) 2849783

Esta web utiliza cookies propias para su correcto funcionamiento. Contiene enlaces a sitios web de terceros con políticas de privacidad ajenas que podrás aceptar o no cuando accedas a ellos. Al hacer clic en el botón Aceptar, acepta el uso de estas tecnologías y el procesamiento de tus datos para estos propósitos. Ver Política de cookies
Privacidad